segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DOURADOS em AGUAÍ !!!

Pescaria realizada em Setembro na Fazenda Boa Vista



      Já vínhamos, eu e o Diogo, tentando ajustar as agendas para fazermos uma pescaria de meio de semana, há cerca de uns 04 meses sem sucesso.  Sempre tínhamos algo muito importante pra fazer e não dava certo... Finalmente ela aconteceu como acontecem as melhores coisas de nossa vida:  De repente!! O telefone tocou às 5:00hs da tarde e ele me perguntou:  Quer ir pescar comigo amanhã em Aguaí? Eu hesitei por uns instantes, não resisti e topei!
       No dia seguinte cheguei à casa dele às 6:00hs e às 7:00hs já estávamos na Bandeirantes. Um café com pastel no caminho e estávamos prontos. As 9:00hs já estávamos dando uma volta no lago e vendo o comportamento dos peixes. Os tambaquis ficavam alvoroçados com as amoras que caiam na água. Já as tilápias e tucunarés estavam bastante ‘reclusos’...
       Minha expectativa era muito grande, pois iríamos experimentar o Fly num lago quase natural e eu tinha curiosidade quanto à reação dos peixes. Colocamos o barco na água e o Diogo saiu guiando o elétrico e me deu a honra de ‘iniciar os trabalhos’. Eu estava com uma vara n° 7 e linha floating o que me permitia encarar os tambaquis, e foi assim que comecei. Coloquei uma isca de cor preta e violeta que atraia muito os tambas e logo em seguida fisguei meu primeiro tambaqui no fly, tinha lá seus 2,5 kg e brigou muito dando trabalho para embarcar.
        Dai por diante foi uma seqüência incrível de ações e de iscas perdidas... Mas o melhor estava por vir!


     Após o almoço o sol estava muito forte e resolvemos ficar na margem. O Diogo armou suas telescópicas próximas das amoreiras, numa sombra, e apostou nas massas que não foram muito eficientes... Eu resolvi baseado no alvoroço dos tambaquis com as amoras, iscar amoras no anzol e lançar com uma telescópica com micro molinete com bóia e pernada de uns 60cm. Foi cair na água e em seguida um tambaqui já a arrastou... E arrastou mesmo, saiu disparado e levou lá pro meio do lago, mas logo depois cortou a linha. Percebi que se eu não colocasse um encastoado não teria sucesso e assim o fiz.
        Foi então que tive a maior surpresa do dia, isquei uma amora e lancei. Foi só a isca bater na água e imediatamente a bóia sumiu e a fricção começou a ‘chiar’. E toma linha, toma linha, firmei a vara e dali a pouco a melhor cena do dia, o salto de um belo DOURADO!! Não, não é conta de mentiroso não. Tenho certeza de que o que chamou o peixe não foi a amora e sim a batida da bóia e da isca na água.
       Foi emocionante a briga, pois meu conjunto era leve e só após uns 05 a 10minutos de trabalho e muitas tomadas de linha na fricção conseguimos sacá-lo da água e pesar seus 4,5kg. Foi muito emocionante. Meu primeiro Dourado!!!!

     A pescaria poderia terminar ali naquele momento, mas não terminou! Na verdade ela começou para o Diogo que até então não tinha tido sorte.

    Continuamos pescando numa tarde quente, muito quente, os tambaquis migraram para o centro do lago. Era possível ver o cardume dos negros tambaquis se movimentando ao longo do lago, porém agora, somente no centro, então resolvemos dar mais uma volta com o barco no lago e ai a coisa esquentou.
     Depois do meu dourado fui apenas piloto, mas ao término da volta no lago o Diogo não tinha pego nada. Foi ai que vimos o cardume mais ao centro do lago e fomos bem lentamente se aproximando da posição do cardume quando o Diogo viu um rebojo na superfície e arremessou sua isca artificial em cima do rebojo. Foi no ato! Na hora o bicho saiu tomando linha e a felicidade apareceu no rosto do Diogo, pois pelo peso na vara tinha bicho grande do outro lado. Foi uma briga boa que acabou assim!


     Pacú na artificial !! Só mesmo num lago natural !!!
  Já tínhamos até então motivos suficientes para não nos esquecer desta pescaria, mas foi ai que chegamos ao auge da festa.
  Pouco depois de soltar o pacú continuamos nos movimentando lentamente com o motor elétrico e observando o movimento dos peixes, pois estávamos já por volta das 17:00hs, um horário excelente!
   Foi então que o Diogo ouviu uma batida na superfície a uns 10metros logo atrás do barco. Ele voltou-se rapidamente e arremessou com precisão e o estouro foi imediato! O Diogo na hora falou: É um Dourado!!
   E era mesmo. O bicho brigou, tomou linha e saltou como um bom exemplar. Foi bonito de acompanhar a briga de perto. Deu um grande trabalho para cansá-lo e poder rebocá-lo até a margem onde pudemos tirá-lo da água e pesar os MARAVILHOSOS 8,5KG!!!



      Foi um show!! Fechou com chave de ouro!!!
      Retornamos por volta das 20:00hs revendo as fotos, vibrando com os resultados  e programando a próxima. Que provavelmente acontecerá de maneira totalmente planejada como esta, com um telefonema às 5:00hs da tarde dizendo: ‘Quer ir pescar comigo amanhã em Aguaí?

Marco Perin